terça-feira, julho 11, 2006

Abaixo os patrioteiros!

Abaixo os patrioteiros!

Perdoem-me o neologismo mas eu abomino essa corja e não tenho melhor expressão para a definir: Os patrioteiros são os patriotas de plástico. São gajos que gostam de Portugal circunstancialmente, ou seja, quando a circunstância é um jogo da selecção, por exemplo (e vibrando com os êxitos da selecção, torcem pelas derrotas no estrangeiro de clubes portugueses rivais do seu). Mas nem é pelo futebol, este pessoal gosta é da festa. A selecção e o país são só um pretexto para eles darem azo ao folclóre.
Os patrioteiros só não são patriotas porque não têm noção do que é a pátria. Pertencem ao grupo dos que não sabem, por negligência (o que é ainda pior), o que foi o 25 de Abril, as Descobertas ou qualquer outra importante referência histórica do que é Portugal. Para eles os heróis não são Salgueiro Maia, Vasco da Gama, Fernando Pessoa (tantos outros...), ou muito mais gente que, ainda nos dias de hoje, eleva o nome do país nas mais diversas áreas de actividade. Isto é malta para venerar somente meros jogadores de futebol como se de milagreiros se tratassem... E para talvez ainda concordar com uma isenção de IRS nos prémios dos jogadores da selecção - ainda bem que o governo não caiu nesse golpe mafioso à boleia do êxito no Mundial; se jogadores milionários não pagassem ficaríamos todos isentos.
Os patrioteiros são o que de pior existe neste país. Alguns deles são os que fogem aos impostos (roubam o Estado, que somos todos nós), cospem para chão, e preferem tudo o que é produto estrangeiro - arruinando a agricultura e os texteis portugueses -, mas são os primeiros a baterem com a mão no peito para se vestirem com as cores da bandeira.
Em suma, os patrioteiros são falsos portugueses, falsificados como as bandeiras que compram ao desbarato. Aquelas que em vez de castelos têm pagodes e que eles têm a lata de pôr à janela...
Parecendo que não, isto é só um sintoma: o problema de Portugal é que este país está cheio de maus portugueses.
Abaixo os patrioteiros! Até logo.

Sem comentários: