sábado, abril 25, 2009

Já agora, e se acabássemos com a TVI?

Nota de comparência:
Estou a organizar uma milícia para uma destas noites, pela calada, subirmos ao retransmissor do Monte da Virgem para cortar uns fios. Levem uns alicates ou cortantes que tenham por casa. Eh pá, não façam perguntas… Limitem-se a aparecer. Oh, não insistam. Vocês são chatos… Pronto, está bem. Eu conto.
É que eu tenho como melhor ideia para todos nós – falo em nome da Humanidade, claro – boicotar as emissões da TVI, o 24 Horas das televisões.
Vamos lá ver se entro no espírito Luther King para vos convencer.
É que eu tenho um sonho. O sonho de não acordar assarapantado pelas camisas berrantes do Goucha e pela sua pândega partener dando aquele “ombro amigo” a uma desgraçada que perdeu não-sei-quantos familiares. O sonho de que a tranquilidade da digestão do meu almoço não seja interrompida, nem que seja só nos breves momentos de um zapping, pela estridente voz da Júlia Pinheiro e pelo seu coro de mulheres de meia-idade promovendo chamadas de valor acrescentado. O sonho em não me deparar com uma das doze novelas com nome de música portuguesa em que um canastrão qualquer (tipo José Carlos Pereira, não me acredito que fixei o nome) praticamente não mexe a boca para dizer com a espontaneidade de quem está a ler: “Então, e como é que vão as empresas do Salvador?” O sonho de a canalhinha, que devia de estar a estudar no Magalhães ao domingo à noite, não andar a cantar fados e canções de solidariedade. E, claro, o de sonho poder adormecer descansado sem ter de me lembrar que à mesma hora há uma ex-concorrente do Big Brother a ocupar tempo de antena, quando a mensagem mais importante que tem a dizer é: “Vamos lá, Sr. Domingos, frutas pela letra K, e não vale Kiwi!”
Por outro lado, sem a TVI o país ficava mais pobre. Isto porque perderíamos o Jornal Nacional das sextas-feiras. Um espaço tão inovador que até é apresentado por uma boneca de borracha, que por acaso me faz lembrar uma ex-cantora, ex-deputada do PP, e uma ex-propagandista do detergente Ariel.

P.S. Estou contra o Sócrates dizer que a TVI tem um “jornal travestido”. Acho um insulto… para os travestis. Esses sim, sabem colocar botox devidamente nas maçãs do rosto. Alguns têm caras bem perfeitinhas. E até nem desgosto da Manuela Moura Guedes, mas, sinceramente, prefiro que as notícias sejam dadas por jornalistas.
Até logo.

Sem comentários: