quinta-feira, agosto 23, 2007

Carta aberta ao Sr. Dr. Menezes

Esta carta aberta foi enviada (mesmo) para o e-mail do Sr. Dr. Luís Filipe Menezes, após ter surgido na imprensa a notícia de que vários textos do seu blog pessoal foram plagiados de outros sítios na internet (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302845). Depois de se engasgar perante as câmaras, sem dar qualquer resposta, de argumentar por interposta pessoa que não era comum haver citações na web, e de atirar as culpas para um assessor anónimo (claro!), que supostamente foi o responsável por tal desonestidade intelectual, chegou a altura de ajudar o homem. Aqui fica a carta aberta que lhe foi enviada por este órgão de comunicação.



Caro Dr. Luís Filipe Menezes,

Chamo-lhe doutor porque acho bem pitoresca esta bacoquice portuguesa de tratar as pessoas pelo grau académico. Chamo-lhe Menezes, com “z”, porque suponho que o notário se deve ter equivocado ao escrever o nome, e assim terá ficado…
Escrevo-lhe para me solidarizar consigo pelo facto de ter plagiado vários textos no seu blog pessoal (http://luisfilipemenezes.blogspot.com/) sobre assuntos como Miguel Torga ou o 62.º aniversário da bomba de Hiroxima. Compreendo perfeitamente que a sua actividade profissional, de permanente candidato à liderança do PSD, à qual se acrescem uns biscates que faz como presidente da Câmara de Gaia, não lhe deixe grande tempo para a escrita de autoria própria. Concordo que, para alguém tão ocupado como o senhor doutor, seja uma maçada perder tempo com minudências, como citar a Wikipédia ou outros blogs, quando pode perfeitamente optar por ferramentas tão úteis como o “copy” e o “paste”.
Com efeito, a partir de hoje, dou-lhe autorização para plagiar frases, parágrafos e até textos inteiros do meu blog (http://ate-logo.blogspot.com/) sem citar fontes. Atendendo ao facto deste blog não ser muito popular, tendo uma média de 10 visitantes por dia (já a puxar um bocadinho para cima), poderá, sem grandes riscos de ser descoberto, assinar qualquer texto aqui publicado como se tal surgisse da sua imaginação. Poderá confiar na malta, que por aqui ninguém o denuncia.

Com os melhores cumprimentos,
SP

Sem comentários: