sexta-feira, outubro 26, 2007

O mito da cegonha...




Antes de mais, começo por explicar que tenho uma sobrinha de 4 anos, muito inteligente e que faz muitas perguntas. Digamos que sou um pouco inexpriente neste meu novo papel de tio (passe a expressão) e que nem sempre tenho uma resposta preparada na ponta da língua, o que até convém quando se lida com "bandidage" de palmo e meio. Não sei se ja vos aconteceu, mas já alguma vez experimentaram explicar a uma menina de 4 anos o milagre da reproduçao? Aposto que já... Confesso que fui apanhado de surpresa e passei imediatamente a batata quente para a Sra. Dona minha mãe, que prontamente respondeu: É a cegonha... Se perguntassem o mesmo a um membro da claque dos Super concerteza que responderia: É os dragães (erro de concordância)... Pois é... E agora? A cegonha e tal, que vem a voar de Paris e traz os meninos no bico e larga-os na chaminé... Ain't that cute? Bullshit(tretas). Anda aí muita canalha mal educada gracas a pais mentirosos, como já foram em tempos os nossos proprios pais. Mas isto não fica assim. Em conjunto com a minha sobrinha Catarina co-arquetei uma resposta digna de um Nobel na área... das cegonhas (devia haver).

As cegonhas (Ciconia spp.) são aves migrantes da família Ciconiidae , tem um metro de altura e 3kg de peso. Sao portanto incapazes de transportar um recém-nascido, que pode pesar até 4 kg, durante 1800 km, a voar... E mais, toda a gente sabe que as cegonhas vivem em locais como os campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas e pastagens. E embora Paris já não possua os encantos de outrora, a minha namor... Amiga Sara esteve lá há pouco tempo e disse que não era nada assim (aproveito também para desfazer o mito de que a calçada parisiense é constituida por croissants recessos e k a torre eifel eh feita de baguetes metalizadas).

Como é k é possível que a cegonha, que põe cerca de 3 a 5 ovos, que tem uma incubação de 20 a 30 dias dos quais nascem crias pequenas, indefesas e de uma penugem avassaladoramente gira, depois de tantas bocas para criar e tantos cuidados a ter, conseguem ainda ter tempo para andar por aí com os filhos dos outros ao colo. E quem lhos fornece? Ah pois, tráfico de menores... Disso não escrevem eles nos jornais. Como é que elas sabem onde largar os bebés? E o percurso? GPS? E a máfia das cegonhas? Já repararam que o pessoal com pasta tem sempre filhos bonitos e espertos? À excepção do Mário Soares.

Atirar canalha pela chaminé? Quando era puto caí do tanque de lavar a roupa e parti o braço esquerdo em 3 sítios.
Conclusão: Mentir é feio e não "ceganha" nada com isso.


Citando o artista Bezegol: Dont hide the truth to the youth...
One love, Gorgeous...

Sem comentários: